quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lynyrd Skynyrd - Pronounced 'leh-'nérd 'skin-'nérd (1973)

Impossível iniciar as atividades do Southern Wavez sem um disco histórico. E, como o que o Lynyrd Skynyrd mais fez em sua carreira foi história, aqui tenho um disco deveras especial, que além de tudo, é o meu favorito de todos.

O Lynyrd Skynryd, por mais que dispense apresentações para qualquer fã de Southern Rock, é lembrado com carinho por qualquer tipo de fã de Rock por ter escrito grandes clássicos do estilo, isso sem contar com os shows, que eram épicos, com suas músicas tocadas com garra e sentimento, como se todos os shows fossem sempre o último.

E, isso tudo deve-se, principalmente, a este discasso que venho lhes trazer hoje, o lendário "Pronouced...", que se tornou praticamente um "greatest hits" dos caras, pois trouxe vários de seus maiores clássicos, como as furiosas "I Ain't The One" e "Gimme Three Steps", as incríveis baladas "Simple Man" e "Tuesday's Gone" e a épica "Free Bird", que mistura tudo o que ouvimos no disco inteiro, sendo a primeira parte, uma balada e a segunda uma das mais furiosas da história do Rock, com um solo incrível executado pelos guitarristas Allen Collins e Ed King (este nas partes de solos dobrados), isso sem falar no slide de Gary Rossington. Os vocais serenos e cheios de sentimento de Ronnie Van Zant estão impecáveis por aqui, tais como suas letras, que são quase que poéticas, fazendo com que qualquer um se apaixone por qualquer música.

Também temos que ressaltar o resto da banda, que está em excelente forma, desde o baterista Bob Burns e o lendário Billy Powell, que, dentre outras coisas, foi quem escreveu a famosa introdução de piano de Free Bird, que se tornou inconfundível. Além disso, Powell era o músico "perfeito" da banda, pois foi o único que teve aulas de teoria musical. O baixista Leon Wilkeson aparece na capa do disco, mas não participou de nenhuma faixa, sendo o baixista o próprio Ed King.

O disco foi uma porrada nas vendas, conquistando vários e vários fãs, inclusive o lendário Pete Townshend, do The Who, que após assistir a uma apresentação dos caras, fez questão de chamar a banda para acompanhá-lo na turnê do disco Quadrophenia. "Free Bird" ocupou por bastante tempo o topo das paradas musicais no sul dos Estados Unidos, e tornou-se a épica canção de encerramento de seus shows, sempre sendo tocada com um sentimento incrível.

Mas, não só dessas músicas vive "Pronounced...", já que encontramos aqui grandes pérolas como "Mississippi Kid", "Poison Whiskey" e "Things Goin' On", que não se tornaram lá grandes hits da banda, mas também são excelentíssimas músicas, sendo a segunda, uma referência ao lendário bluesman Robert Johnson.

Enfim, um discasso!

1. I Ain't The One
2. Tuesday's Gone
3. Gimme Three Steps
4. Simple Man
5. Things Goin' On
6. Mississippi Kid
7. Poison Whiskey
8. Free Bird

Ronnie Van Zant - Vocais
Allen Collins - Guitarra
Gary Rossington - Guitarra
Ed King - Guitarra, baixo
Bob Burns - Bateria
Billy Powell - Piano, teclado, mellotron

Download

Um comentário:

Unknown disse...

Foi o primeiro do Lynyrd que eu ouvi, obra-prima. Nunca que fazem algo foda como isso.